Missão da Igreja Católica é levar a todos o Amor misericordioso de DEUS, diz o Papa Bento XVI.




Dom Jacinto - Bispo de Crateús

Dom Jacinto - Bispo de Crateús
Desde 1998 a fevereiro de 2012

Papa Bento XVI transfere dom Jacinto da Diocese de Crateús para Teresina (PI)

Bispo dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, foi transferido pelo Papa Bento XVI da Diocese de Crateús, onde atuava à 14 anos para a Arquidiocese de Teresina (PI). Don Jacinto atuará em substituição a dom Sérgio da Rocha, que foi transferido para a Arquidiocese de Brasília (DF) no último dia 15 de junho de 2011. A nomeação aconteceu no dia 22 de fevereiro. Sacerdotes e fiéis lamentam a saída do pastor de Crateús, e dizem terem sido tomados de surpresa com a nomeação. Agora, aguardam com orações e confiança a vinda do novo pastor.

"O período é de surpresa, transição e espera. A Diocese está abalada com a saída de um pastor como dom Jacinto, que tem uma visão pastoral e atual tanto da Igreja como da sociedade e que há quase 14 anos conduz esse rebanho. Mas estamos rezando e confiantes que o novo pastor será de acordo com o projeto de Deus para Crateús. Essa é a nossa expectativa", define o pároco João Batista, da Paróquia Senhor do Bonfim.

Dom Jacinto conduzia a Diocese de Crateús desde maio de 1998. Sua nomeação ocorreu em 18 de fevereiro e assumiu a Diocese em 24 de maio do mesmo ano.

Nesses 14 anos de bispado, empreendeu reformas de Igrejas em várias Paróquias, restauração da Catedral do Senhor do Bonfim e construções de novas Igrejas, bem como de Centros Pastorais, Centros de Formação, Capelas no interior e Casas Paroquiais. Inclusive, com a criação de uma nova Paróquia, a da Imaculada Conceição, em Crateús. Com essas ações, aumentou a participação de fiéis nas celebrações. O número de padres na Diocese também vem em escala crescente nos últimos anos. Para o padre João Batista, o bispo deixa um grande legado na Diocese.

Segundo a CNBB, dom Jacinto nasceu em 1947, em Bacabal (MA). Estudou Filosofia no Seminário Provincial de Fortaleza (CE) e Teologia no Seminário Provincial do Nordeste, em Recife (PE). Foi ordenado sacerdote em 15 de janeiro de 1972 fazendo parte da diocese de Bacabal.

Festa do Padroeiro São Sebastião começou oficialmente neste domingo

Com o tema: Pelo testemunho de São Sebastião, vamos encarnar o evangelho, vivendo a missão; através da missão, serviço e caridade. A festa do Padroeiro de Monsenhor Tabosa teve início oficialmente no fim da tarde deste domingo (8), com uma caminhada com o mastro da bandeira, saindo da Capela Santa Terezinha no Alto da Boa Vista, até a Igreja Matriz no centro, onde aconteceu o hasteamento da bandeira e a benção pelo pároco – Padre Alcides Três.

A festa de São Sebastião termina no próximo dia 20 (dia do padroeiro) com a grande procissão, onde muitos fiéis em sinal de fé e adoração percorrem algumas ruas e avenidas da cidade até a Igreja Matriz.

Durantes o período da festa acontece novenas, leilões, evangelizações, entre outros movimentos religiosos e financeiros.

Vem aí o I RALLY DA FAMÍLIA!

Vem aí o I RALLY DA FAMÍLIA!
Vamos participar?

Nota de pesar pelo falecimento do Padre Eliésio.

“Se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só.

Mas, se morre, produz muitos frutos”

Jo 12,24

É com grande pesar que a Diocese de Crateús comunica o falecimento do Padre Eliésio dos Santos, aos 67 anos de idade, na manhã desta terça feira, 18 de outubro.

Padre Eliésio nasceu em Pombal – PB, em 1944. Foi ordenado sacerdote em 1976 e nomeado Pároco de Parambu, onde permaneceu até 1979. Em seguida assumiu a paróquia de Crateús por 14 anos. Em 1993 foi transferido para a paróquia de Ipueiras, exercendo o ministério de pároco até hoje. Era também Vigário Geral de Diocese de Crateús.

Ao longo destes anos nosso querido Padre Eliésio exerceu outras funções: membro do Departamento Diocesano de Catequese;membro da Equipe Central do Conselho Diocesano de Pastoral; Coordenador Diocesano de Pastoral por dois períodos; membro da Pastoral Vocacional; membro da Comissão Escola Diaconal; membro do Conselho Diocesano de Pastoral; Consultor Diocesano.

O corpo do padre Eliésio será velado em Fortaleza na tarde de hoje e à noite será transladado para Ipueiras, onde será velado na Igreja Matriz.A missa de corpo presente será 16:00h e em seguido será sepultado.

A esperança em Cristo nos leva a renovar com os familiares do Padre Eliésio e todo o Povo de Deus da Diocese de Crateús a certeza da ressurreição; e o consolo que nos ampara é a contemplação agradecida pelo grande dom à Igreja que foi este sacerdote.

Crateús, 18 de outubro de 2011

A Sexta-Feira Santa, ou 'Sexta-Feira da Paixão', é a Sexta-Feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos. Este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, pelo que é o único dia em que não se celebra, em absoluto, a EucaristiaPor ser um dia em que se contempla de modo especial Cristo crucificado, as regras litúrgicas prescrevem que neste dia e no seguinte (Sábado Santo) se venere o crucifixo com o gesto da genuflexão, ou seja, de joelhos.

Crucificação e Ressurreição de Cristo

Santa Ceia

Santa Ceia
A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo

O significado da Páscoa e Feliz Páscoa para todos!

A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã. Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica, que é uma das mais importantes festas do calendário judaico, celebrada por 8 dias e onde é comemorado o êxodo dos israelitas do Egito, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida, onde a sepultura não pode lhe segurar. Jesus ressuscita ropendo as correntes do ódio da prepotência e do egoísmo, vencendo a cruz tornando sua última moradia o trono da vitória, vencendo a humilhação para nos maravilharmos com sua bondade, ressurgindo para nos mostrar que a vida não tem limites, provando que a vida é o maior dom entregue por Deus, amém.

Apresentação da Campanha da Fraternidade 2011

Abertura da Festa de São Sebastião 2011

Caminhada com Vela - Bairro Carrapicho

Abertura da Festa de São Sebastião 2011

Abertura da Festa de São Sebastião 2011

Final da Festa de São Sebastião 2011











Criação do Apostolado da Oração

Apostolado da Oração é uma organização composta por leigos católicos cuja finalidade é a santificação pessoal e a evangelização. Nasceu num colégio da Companhia de Jesus (de padres Jesuítas) na França e espalhou-se pelo mundo. Trabalha com afinco pela evangelização das famílias e têm uma devoção especial ao Sagrado Coração de Jesus.

OBJETIVOS:

Atuação na base eclesial
Irradiar a vida cristã
Promoção humana e assistência social
Espiritualização da Comunidade
Evangelização
Pastoral Vocacional
Colaboração nas atividades Paroquiais.

COMPROMISSO DOS MEMBROS:

Oração diária com oferecimento do dia (súplica e reparação, em união com o Sacrifício Eucarístico).
Intensa vida sacramental, sobretudo eucarística.
Devoção intensa ao Espírito Santo.
Devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
Devoção especial a Maria Santíssima.
Vontade de sentir com a Igreja.
Oração perseverante.
Compromisso com a formação dos zeladores(as) através de encontros mensais, retiros, tardes de formação, palestras
Co-responsabilidade na salvação do mundo
Unir oração e ação.

ESTRUTURA GERAL

O diretor geral mundial é o padre geral da Companhia de Jesus.
O secretário nacional é nomeado pelo diretor geral, Sua função é coordenar e orientar o apostolado a nível nacional.
O diretor diocesano é nomeado pelo bispo diocesano.
Os diretores locais nas paróquias são os vigários.

Programação da Festa do Assentamento de Santana

Programação da Festa do Distrito de Livramento

Construção da Capela - Nossa Senhora da Conceição

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

CONVITE

Irmãos e Irmãs, devotos de São Sebastião,

Vamos celebrar com toda intensidade, a festa do nosso padroeiro São Sebastião, um tempo especial da graça de Deus, fortalecendo as experiências missionárias, vivenciadas no decorrer do ano.
Enviados em missão, somos chamados a partilhar a nossa fé com a firmeza e o testemunho de São Sebastião, através dos momentos de partilha, celebrando caminhadas, ofícios, eucaristia e sacramentos.
A partir do Tema de nossa festa, vamos refletir sobre o nosso seguimento fiel a Jesus e do nosso compromisso missionário como membro da igreja.
Por isso convidamos VOCÊ, sua FAMÍLIA e AMIGOS para participar conosco desta grande festa de nosso PADROEIRO SÃO SEBASTIÃO.